História

Sobre Nós

A Instituição foi-se deparando com novos desafios, que exigiram respostas adequadas.

A Instituição “A Nossa Casa”, anteriormente designada como Escola de Ensino Familiar e Doméstico, teve como principal fundadora a D. Zulmira Sousa Belino, sua proprietária, uma senhora amável, delicada, inteligente e preocupada com a formação laboral e espiritual de jovens mulheres.

Primeiramente surge como um espaço de apoio a filhos de trabalhadores das indústrias têxteis no concelho de Gouveia, necessidade identificada num retiro para senhoras, promovido pelo Colégio Nuno Álvares, na pessoa do Sr. Cónego António Mendes.

A escola foi inaugurada a 7 de outubro de 1949, dia da Nossa Senhora do Rosário, contando com uma celebração litúrgica, presidida pelo Sr. Padre António Marcos. Dentro da missão pedagógica e didática, a instituição encontrava-se especialmente vocacionada para o ensino doméstico e familiar, tendo como objetivo primordial a valorização do papel familiar no desenvolvimento educativo da criança.

A organização das atividades escolares, encontrava-se repartida em três níveis escolares:

  • secção A dirigida às crianças do Ensino Pré Primário (dos 3 aos 7 anos);
  • secção B, Ensino Primário (dos 7 aos 12 anos, aqui não só cumpriam com os deveres escolares, como também adquiriam outros conhecimentos importantes ao equilibrado crescimento;
  • secção C (dos 12 aos 17 anos), nesta etapa educativa as crianças/jovens já usufruíam de um programa de atividades mais elaborado, focado na preparação da mulher para a vida ativa e maternal.

Esta preparação comportava a frequência de cursos de formação humana e religiosa, cuidados de saúde, assistência, tarefas domésticas, entre outras.

Ao longo da sua existência, a Instituição foi-se deparando com novos desafios, que exigiram respostas adequadas. Em 1966 é doada às Irmãs da Congregação de São João Baptista e Maria Rainha, tendo a partir daí funcionado, oficialmente, com as valências de Jardim de Infância e ATL, mais tarde, em 1986, com Centro de Dia e Apoio Domiciliário para Idosos e em 2002 com a valência Creche.

Poderá visualizar a notícia completa aqui.

Image
Image
Image